post #31 CONTINUAMOS EM PONTO MORTO!

Olá como estão? Espero que bem e com o moral em bom estado.

Estou a acompanhar com entusiasmo, a onda espanhola. Caso ainda não tenham despertado para este mercado, ainda estão a tempo.

O que podemos aprender dum mercado de 40 milhões? muito! a riqueza da diferença, a forma como encaram a adversidade do momento, o papel que querem ter na sociedade e o modo como encaram a grande mudança. Os problemas da era pandémica são os mesmos, mas o que conta é a atitude colectiva para sair dessa problemática e … de caminho, tornarem-se mais fortes e com mais qualidade.

… algumas ideias:

  • apesar de estarem mais atrasados no mundo digital, todo o trabalho que está a ser ventilado é fascinante. Não interessa a maneira de lá chegar é preciso é chegar!

  • os mais novos tentam aprender com os mais velhos e vice-versa. Não há (aparentemente) preconceito geracional. Sente-se um dinamismo fresco e leve no ar.

  • as academias de ensino, mais formais ou mais informais tem emergido como cogumelos. Estudar e aprender é uma necessidade assumida e levada a sério.

  • é transversal em todos os podcasts a ideia: quem não entende o que mudou, JÁ está fora do sistema!

  • exige-se saber números concretos para definir a direcção do futuro.

  • o movimento é inclusivo, inter activo e sem o estigma do “eu sei mais do que tu”! Todas as categorias, actividades e profissionais falam uns com os outros, ninguém tem receio de revelar o grande segredo do “seu” pequeno negócio. O bem comum é um facto. Se no fim ficarmos todos bem, eu também estarei bem! e assim se salta da frustação para a dinâmica ganhadora.

  • reconhece-se de forma inteligente, quem tem estado na dianteira da mudança. Quais os sub sectores que se tem movimentado e que levam um avanço. É um prazer ver o reconhecimento dos parceiros e o que isso ajuda a ter um mercado saudável.

  • perfila-se a ideia que os profissionais tem que ser INFLUENCIADORES e não SEGUIDORES! Esta nova maneira de pensar é “martelada” e bem, diariamente. Se vingar, o que acredito, passaremos finalmente à missão educativa do cliente.

E por hoje ficamo-nos por aqui. São oito pontos para reflectirmos se estamos neste “mood” ou se continuamos, como sempre …. em PONTO MORTO. À espera do subsídio, recolhidos na nossa toca, sem falarmos com ninguém porque nos podem roubar o “grande segredo” do nosso “pequeno negócio”!

Fiquem bem e se quiserem comentar, discordar ou outra coisa qualquer façam favor.

Bisou, bisou

Mª João

Elisabeth+&+Matthew-432+(1).jpg