bouquet




 
já há muito tempo que não punhamos a mão na massa, mas chegou o Março e começamos a pensar na Primavera ... em flores e bouquets. Quando passei no mercado, as frésias rejubilavam e foi amor à primeira vista - gostamos de bouquets simples e como podem vêr, no início pensei juntar uns cravos amarelos mas ... less is more e estas frésias tem um branco marfim mas aqui e ali, são salpicadas dum azul acinzentado lindíssimo, então um pouco de alfazema e muito verde são as companhias ideais - ainda não é o nosso bouquet primaveril mas vai muito bem nesta época de transicção, verdade ?

ideias à solta - parte 3

olá Noivas,
preparadas para a ponta final ? se nada ficou esquecido, a listinha está mesmo no fim. Se ainda têm algumas dúvidas é normal, no fim deve rever a lista e fazer os acertos finais é para isso que ela foi feita. Então vamos lá ...

Flores e bouquets - estará a pensar, dinheiro deitado à rua ! não, não e não !!! imagine uma mesa toda pipi, a melhor toalha, os melhores copos, guardanapos irrepreensíveis e ... olhamos para tudo isto e qual é a sensação ? conhece o ditado " ... é como um jardim sem flores ? " pois, é isso mesmo. - vamos então desbravar o assunto, sem que termine arruinada.

Como controlar este custo.
se têm alguém muito virtuoso na família ou no grupo de amigos ... não hesite, mas também não se iluda, se são pessoas, organizadas, fiáveis e prontas a dar-lhe um bom conselho, então sim, entregue a tarefa !
Cuidados a ter, escolha com as floristas de serviço, as suas flores, treine o resultado final, combine onde e a que horas deverão ser entregues - pois é isso que está a pensar ... mais tarefas para si, mas estas são de coordenação.
A ter em conta - as floristas e as empresas organizadoras, têm um preço especial de fornecedores que incluem uma pequena margem de desconto, possivelmente não irá beneficiar disso, assim, faça bem as contas.Não esqueça também de equacionar o resultado final e a sua capacidade de armazenamento, é que para o seu grupo trabalhar com afinco e tudo estar pronto na hora H, precisa de ter as meninas bem guardadas pelo menos 1/2 dia antes.

Ultrapassar ideias feitas ... crisântemos são flores de cemitério, dálias flores de velhinha, cravos lembram algo e por aí fora ... se gosta e se delicia com o que vê nos blogs americanos, porque é que na hora da escolha só se lembra de flores caras e fora de época ? então ????  vamos arrefecer e ser práticas ? ok ! só para saber, já se cultivam cá belas rosas, cravos e cravínias de todos os tons e falando de margaridas e afins é um nunca acabar ... reserve as espécies mais carotas para o seu bouquet e invista num fornecedor bom, que irá fazer maravilhas com a pratinha da casa - isso é que é poupar com estilo.
Outras dicas - peça um ensaio, e decida, se lhe disserem que não, avance para outro fornecedor e só para fechar este assunto, geribérias é sempre a escolha mais fácil e barata - pelas cores e pelo preço, mas você não anda nesse campeonato pois não ??? quer qualidade, delicadeza na composição e algo mais sofisticado certo ?

para mais tarde recordar - chegamos à fotografia mais uma parcela que lhe põe os nervos em pé. Não percebo nada disto confesso-lhe, mas já tive o privilégio de trabalhar com alguns dos melhores, 
Dica - antes de escolher, converse com o grupo que elegeu pedir orçamento, diga o que pretende e oiça sugestões - se bater aquela simpatia e disponibilidade, pode ter encontrado o artista que a irá mimar para a eternidade. Deite fora pacotes e outras inutilidades fique só com o melhor ! Para poupar tempo e ir ao grão da questão, siga para o Simplesmente Branco, está lá a nata actual da coisa, e tenha presente que o barato sai caro, evite ceder à tentação do amigo que tem um material impressionante e faz óptimas fotos, mesmo que se ofereça, diga-lhe gentilmente que o quer ao seu lado nesse dia mas para festejar não para trabalhar.

Papéis e palavras doces - confesso-lhe que sou mulher de escrever (mal, mas sem vergonhas), adoro receber correio e detesto mensagens que apitam à chegada, enervam-me ! E outra coisa, ninguém me convence que um bonito convite impresso num papel espectacular não serve para nada. Errado, o convite é o abrir da cortina, o segredo que se conta ao ouvido, diz muito de si e da visão que tem do seu casamento. Então ? ainda acha que não têm qualquer valor ? Reuna-se com o designer, estabeleça um orçamento global e espere propostas.

Dicas amorosas - vai ter uma cerimónia civil ? já ouviu falar na Costureira de Palavras ? que tal pedir-lhe umas palavrinhas doces para o Noivo e vice-versa ? Será um ponto alto da cerimónia, goze-o bem e seja audaz não basta dizer um sim insosso, dê-lhe glamour, sentimento e arranque sorrisos comovidos a todos !

Let's dance !!! - se têm uma pequena verba, pense com critério e calma, aposte num bom Dj+play list para todas as idades. Um detalhe para a hora da cerimónia e do cocktail pode muito bem ser assegurado com música gravada. Se uma pista infernal é a sua praia, vá aqui e fique a conhecer os reis da festa - sucesso assegurado sem dúvida !
Dicas - poupe em pistas com luzinhas a apagar e a acender, opte por uma debaixo das estrelas, rodeia-a de sofás, pouf´s e mantinhas no chão, preveja alguma iluminação e solte as feras ... importante, que o bar fique perto vai vêr o sucesso.

Agora sim, está em condições de revêr a sua maravilhosa lista, já está ? siga para o exercício matemático, atribua um valor indicativo que pretende gastar para cada item, some e comece a falar ao telefone, já sabe não peça orçamentos sem saber exactamente o que pretende, ficará exposta desnecessariamente, e perder um bom fornecedor.
Qualquer dúvida estamos por aqui, fique bem e espero não têr sido muito maçadora.







 
bouquet | Design Events
convite | Risca aos Quadradinhos
fotografia | Fotografamos
dança | Style me Pretty
discurso | Magnolia Rouge
 



ideias à solta - parte 2

olá Noivas, como foi fazerem a vossa lista ? está dificil a escolha ? o truque já sabem, é não cederem às tentações é como comprar sapatos - gostamos de todos (sim todos) mas só podemos levar um par ! Agora que já escolhemos uma ementa elegante e um sítio que é a nossa cara, vamos ao seguinte ....  decoração ! pois é, não há bela sem ... o espaço é espaço só isso, agora temos que o tornar digno de receber o nosso  maravilhoso grupo.

Regra número um - em conjunto com um bom profissional, faça o levantamento de todo o material que o catering irá fornecer e que se encontra previsto no valor da ementa. Na maior parte dos casos, mesas, cadeiras e atoalhados estão incluídos. Se não é o caso, tente negociar, pelo menos ganhará no transporte. Regra número dois - podem não ter a cor que deseja mas lembre-se que se trabalhar com uma base neutra - branco por exemplo, todas as outras cores casarão sem dúvida. Regra número três, peça para vêr um centro de mesa tipo, se não lhe agrada, peça para abaterem o valor. Com a ajuda profissional, passe em revista o local e desenhe o ambiente que gostaria de têr. Nos dias que correm tudo é possível, mas ... regra número quatro, não tente mascarar em demasia o espaço, afinal de contas apaixonou-se por ele porque era a sua cara, não vale arruiná-lo com botox em demasia. Mantenha as características mas dê-lhe brilho, calor, comodidade e o seu toque especial. Inspire-se no sem fim de bonitas imagens da blogosfera. Se conseguiu um espaço ao ar livre, o investimento será menor, a natureza só por si não necessita de muito, só terá que investir numa bonita sala de estar debaixo do céu, almofadas fofas, mesinhas de apoio, lanternas para a noite e detalhes interessantes. Passe em revista os pequenos móveis dos avós, a tralha que tem na garagem, vai vêr os detalhes fantásticos que pode levar para a sua festa. Uma mesinha desengonçada e a pedir pintura, com um um fabuloso arranjo floral fará as delícias dos seus convidados.

Nota importante, ou erros a não cometer, não exija do catering decorações espectaculares ou arranjos florais do outro mundo, o negócio destes senhores é fornecerem boa comida e serviço de mesa irrepreensível. Tão só ! Não vai ao dentista tratar dum problema de pele certo ?
Não exija que os espaços tenham todo um armazém de material de oferta, vendem espaço e ponto. O nível de frustação somos nós que o criamos e queremos ser uma noiva de cabeça fria, não esquecer ....

Abandone ideias decorativas complicadas - atravessamos uma época dificil mas o lado bom da questão é que o acessório deixou de ter espaço. Less is more em definitivo !

Escolha a sua paleta de cores e aplique-a em detalhes bem escolhidos, uns caminhos de mesa, guardanapos ou tão só uma fitinha a abraçá-lo, mais uma vez procure a inspiração ou peça um plano detalhado a um bom fornecedor. Mas o que é um bom fornecedor estará a perguntar, nos dias de hoje, a informação está à distância dum click - só não encontra quem não quer. Veja com atenção os trabalhos anteriores, procure opiniões e confira preços, não tenha medos, pergunte, pergunte e pergunte. Pegue no telefone antes de pedir um orçamento - não exija preços a alguem que não sabe o que pretende, o dom da advinhação não é para todos infelizmente, quer ou não quer fazer o seu melhor com contenção de custos ? Estabelecer uma boa relação com possíveis fornecedores é fundamental. Tudo fica mais fácil quando se estabelece uma certa empatia e se por acaso o fornecedor não é a sua cara, saia da situação com elegancia, agradeça e diga porque não continua. Não esqueça, o contacto telefonico cria interesse do outro lado e sem isso pode estar a perder a oportunidade de ter o melhor fornecedor ao seu dispôr e a um preço justo. Onde encontrar bons fornecedores? já ouviu falar concerteza no Simplesmente Branco, aqui não se entra sem trabalho feito e de qualidade, confira e depois diga-me se não tenho razão. Veja os fornecedores em acção duas vezes por ano na S magazine ou nos maravilhosos showcases que organiza em Lisboa e no Porto - precisa de mais alguma coisa ?

se conseguiu paciência para chegar até aqui, obrigada, sei que posso por vezes ser muito chata mas este trabalho tem imensas pontas como irá perceber .... até breve e boa revisão da listinha maravilhosa !




 
styling | Design Events
fotos | Fotografamos
 

algumas ideias à solta - parte 1

a lista dos rascunhos é grande neste blog, tantas ideias, tantas inspirações que a lista vai sempre aumentando. Mas esta semana ao fazer a limpeza anual, caiu-me no colo, este texto que começou a ser delineado em Março de 2012 - quase um ano ... a vida corre cada vez mais depressa verdade ?  mas à medida que ia lendo e pensando se a matéria ainda teria algum interesse hoje, passei em revista a lista dos pontos críticos de qualquer noiva que está a preparar o seu casamento e a verdade é que nos dias que correm, gastar um cêntimo a mais põe qualquer mortal de cabelos em pé. Ora cêntimos a mais é coisa que não existe certo ? então temos que ser objectivos e de cabeça bem fria mas,  sem abdicar daqueles sonho que sempre teve, conseguir uma festa bonita, divertida e cheia de momentos inesquecíveis. Se continua a ler-nos, aqui vai a primeira ideia - faça uma lista muito simples, na coluna da esquerda o título será - "Não negociável", agora a coluna da direita - "será que quero ?"  esta feita a lista ? óptimo, está em condições de começar a pensar seriamente no que é verdadeiramente importante para si ! comece agora a conferir as nossas ideias, pense nas soluções e torne-as suas !  

Lista de convidados - rima com catering, comida + bebida o pesadelo de sempre ... mas seja optimista, o sucesso duma festa não passa pelo número de convidados - estabeleça um número máximo e não abra mão disso - família mais chegada e amigos intímos são o núcleo mais importante para um dia bem passado então porque convidar quem não conhece bem para um dos melhores dias da sua vida? nestes últimos dois anos, os casamentos são cada vez mais íntimos e selectivos, chamar pequenos casamentos parece-me muito redutor, direi que se sofisticaram e tornaram-se festas exclusivas para amigos do coração.

Espaço - se tem essa hipótese, traga o seu casamento para casa - tudo fica mais à mão, os noivos mais descontraídos, o espaço mimado para a festa, as boas recordações a rodearem um dia tão especial, amigos e família vão agradecer o conforto dum espaço já conhecido e onde sempre se sentiram bem. Se não tem esta possibilidade, comece a procurar um espaço alternativo, mas o que é isto de alternativo ? - as camâras possuem espaços fantásticos, ligue para a sua e pergunte as condições. Outras opções, sociedades recreativas, cafetarias de museus (alguns com vistas fantásticas), restaurantes, turismos de habitação, adegas com espaço de sobra, teatros com espaços surpreendentes e até pequenos hotéis com jardins encantadores. É só pôr-se em campo e acreditar que existe vida para além duma quinta e duma tenda. Mas se nada disto é o seu cenário ideal e gosta mesmo é duma quinta, acerte o preço pelo calendário, já sabe que os meses de Verão são os mais caros .... mas já reparou que vive num País onde o Verão chega às portas do Novembro ? Pois é ... a natureza é assim de bondosa, aproveite.

Comidas e bebidas - uma factura pesada já sabemos, mas não me canso de dizer, pouco mas bom !
  • elaborar uma ementa equilibrada e sofisticada não custa muito - uma sopa saborosa, servida quente ou fria é algo que é consensual e agradável para iniciar a refeição e não é preciso ter um chef de renome na cozinha. Um prato único mais sofisticado, seguido dum buffet de iguarias em substituição da ementa cheia de coisas já vistas e revistas,
  • beba com moderação ... mas do melhor - em vez de bar aberto (sempre caro para o que se bebe) e enfadonho, apresente aos seus queridos amigos uma mesa de vinhos bem estilosa e não necessitará de muito - um branco e um tinto over the top - sempre da região por favor, estará a ajudar a economia local e a dar a conhecer aos seus convidados o que de melhor se faz no país, junte-lhe uma selecção de óptimos queijos e doces, e termine com um óptimo vinho do Porto (20's). À chegada, receba os convidados com champanhe, bem português e de alta qualidade - nada de espumante com nomes esquisitos a saber a coisa nenhuma. Se acha demais um bom rosé alentejano ou do Douro, fará a diferença. Uma mesa bem apresentada é fundamental - frutos vermelhos, selecção cuidada de bolachinhas/tostinhas e um bom paté. Capriche nesta mesa, mime-a com objectos lá de casa, etiquetas bonitas para os queijos, e velas para a noite. A arte de bem receber está nos detalhes não se esqueça.
  • os caterings oferecem habitualmente listas de sobremesas e doces conventuais - seja selectiva, pense numa sobremesa especial em substituição do trivial, mais vale uma mousse fantástica servida com graça e num recipiente espectacular, do que uma mesa cheia de doces sem interesse - afinal quer surpreender ou não os seus convidados ?
prometemos mais em breve e até lá, confie na sua intuição, não ceda a chantagens e mantenha-se firme, e de tempos a tempos reveja a sua lista maravilhosa :-)










cake !

pink and gray vintage wedding | Troy Grover Photographers
 
pink and gray vintage wedding | Troy Grover Photographers
 
Valentine's wedding inspiration | Arina B Photography
 
Valentine's wedding inspiration | Arina B Photography
 
apresentar o bolo de noiva é quase sempre um problema, relegado para o frigorífico até à hora H, quando chega a altura tudo têm que ser montado em segundos e fica sempre aquela sensação que podia ter sido feito algo mais elaborado. Diz-me a experiência, que pensar em modelos simples e eficazes é a melhor solução. A têr em conta, o tamanho do bolo a decoração e o local. Estes dois exemplos são fantásticos. No primeiro, o bolo esta arrumadinho numa mesa bem iluminada e muito bem enquadrada, no segundo faz parte da mesa dos doces e os elementos muito bem distribuídos.
para vêr mais