show me the Money - 2ª parte

aqui vai a 2ª parte de dicas para não comprometer o seu orçamento e casar com tudo o que mereçe e quer !

  • Detalhes e mais detalhes
planear um orçamento é fundamental isto porque os detalhes de última hora, fazem muitas vezes disparar os números. Analise com calma o que pretende, qual será o foco principal do seu casamento, seja exigente nos detalhes que marcarão em definitivo o seu casamento.
Convites – laços e laçinhos podem encarecer a festa ! opte pelo clássico, mas use bom papel – os bejes, crú e branco estarão sempre em alta. Com o que poupa invista no programa do casamento é um detalhe bonito e elegante acrescentando o factor surpresa.
Lembranças – se é muito boa a “craftar” e lhe sobra tempo, escolha um bom projecto e avance, se não é o caso, esqueça ! procure com calma, invista em criatividade, bons materiais - aposte numa lembrança que recorde sempre a quem recebeu, o bom que foi estar com vocês numa data tão importante. Prendas de frigorífico nem pensar !
Para os meninos ... nada de mini garrafas, se ainda têm margem, um bom charuto é o indicado, não tem que ser o mais caro e pode ser mini. Embrulhe bem (importantíssimo) uma fitinha na cor do casamento e uma bonita etiqueta basta.
Imagens – os pacotes (muitas vezes) só são atractivos no nome ... prescinda da quantidade e procure um conceito de imagem, aproveite os momentos felizes - fim da cerimónia, recepcção, brindes. Procure um profissional que entenda o seu desejo, fuja do standard (já pensou que significado tem as fotos tiradas no quarto de solteira a entrada para o carro ou outras que tais ?), defina um tempo máximo, escolha previamente o (s) local (s) e explique claramente o que pretende em termos de produto final. Se por acaso encontrar um fotografo que seja a sua cara, siga os seus conselhos técnicos mas mantenha no horizonte o seu projecto.


  • The Dress, sapatos, jóias e outros ...
representam entre 10 a 15% do orçamento total, portanto, mão de ferro. Concentre-se no tipo de vestido com que sempre sonhou, seleccione fotos e exclua em definitivo os que não batem à primeira. Escolha com o coração e não porque viu algo igual ... se lhe arrancou um sorriso, uma palpitação não desista só porque afinal pertence à colecção do ano passado. O que interessa é que seja a sua cara, que se sinta confortável, bonita e que lhe assente como uma 2ª pele – se sentiu isso é o seu !
Tudo o que seja contrário a isto é caríssimo e péssimo investimento.
Use a net sem receios, mas antes procure saber quem lhe poderá eventualmente, fazer alguns ajustes.
Menos é mais ... vestidos com muitos detalhes aumentam os euros.
Não prescinda de bom corte, bom tecido – uma boa relação preço/qualidade é fundamental.


  • Quinta, restaurante, hotel, local público, casa
cada sítio como tudo na vida tem prós e contras. As quintas foram moda, mas a verdade é que cada vez mais se ouvem vozes queixosas – decoração inexistente, má vontade, espaços com falta de condições e preços exorbitantes. Mas nem tudo é mau, existem felizmente bons locais que primam pela competência e simpatia. Restaurantes, como cada vez mais, os casamentos levam menos convidados existe uma oferta hoje em dia muito interessante (e mais barata) é só procurar. Os hoteis talvez sejam uma solução mais cara mas têm boas salas, pessoal competente e se bem localizados é hipotese a considerar. Local público, a oferta aumenta de ano para ano, nas cidades mais facilmente, no campo menos – considerar os custos em conjunto com o catering mais decoração. Em casa, a solução do momento, por todas as razões e mais uma – o que se poupa no aluguer do espaço, distribui-se por outras rubricas. Já escrevemos sobre este assunto e os pedidos não param de aumentar. Para quem deseja uma festa intimista, em total relax e à sua maneira, esta é a solução. Não esquecer o orçamento catering, aluguer de material e decoração.


se achou interessante algumas destas dicas e pretende mais detalhes é só contactar-nos, prometemos responder.
Boas escolhas!

show me the Money !

conforme prometido, esta semana vamos gerir o nosso FMI particular, aqui a primeira parte de dicas para casar com muito estilo mas com um orçamento inteligente. Ao longo da semana apresentaremos mais sugestões e não perca o que irá marcar os casamentos de 2011.
Envie-nos os seus comentários, sugestões e se tiver dúvidas contacte-nos.


  •  A lista !

por agora, acabaram os casamentos multidão – recebe-se menos mas tmabém se gasta menos e de forma mais racional. Estão de moda os casamentos mais intimistas e não só pela questão monetária – os Noivos de hoje pretendem uma cerimónia com coração, com a Família mais chegada os Amigos de todos os dias, um clima relaxado e cheio de detalhes. A Festa tem um novo significado seguramente, pretende-se momentos à medida de cada um !

  • A cerimónia
um programa é fundamental, basta uma capa bonita e lá dentro duas folhinhas com uma frase de boas vindas e uma breve descrição da vossa festa, distribua-o juntamente com o missal.
Decoração da Igreija – não gaste rios de dinheiro em flores, marque uma visita com a florista ou wedding planner e escolha os pontos a decorar. No altar, uma jarra em vidro de boas dimensões com uma única qualidade de flores e umas velas de dimensões generosas é suficiente. Se mesmo assim gostava de vêr algo mais, junto ao programa e missal uns cones pequenos com as pétalas/arroz pendure nos bancos com uma fitinha(s) na côr do casamento.
Detalhe ... na entrada disponha um pequeno cartaz com os vossos nomes e hora da cerimónia.

  • A recepcção
tudo esta em equação ... agora a tendência mais marcante na festa é o cocktail de recepcção aos convidados em oposição à refeição sentada (que se pretende cada vez mais, menos demorada e sem tempos mortos entre os vários pratos). Seja um casamento citadino ou no campo, fazer descer os custos do catering no que diz respeito aos pratos principais é fundamental.
Surpreenda os seus convidados à chegada, com um cocktail bem organizado, saboroso e arranque sorrisos de surpresa.
Organize uma mesa de champanhe, a solo ou em cocktail’s variados – esqueça as opiniões contrárias, você precisa controlar os € e pretende uma festa única !
Junte a esta, uma mesa de vinhos (se optar pelos da região ficar-lhe-ão mais baratos, compre directamente nos produtores), Exija uma decoração espectacular, mas contida em custos – uns bonitos objectos decorativos podem contribuir em muito, para ter umas mesas de arrasar !
Não queira nem ouvir falar em tâmaras com bacon, se o catering não sabe fazer outras coisas – procure outra opcção. Escolha um road show de Tapas a passar entre os convidados e irrepreensíveis para os olhos e paladar.
Durante a recepcção não esqueça a música – pode ser uma play list gravada, solução custo 0, mas se têm orçamento, uma pequena banda a tocar jazz faz a diferença.
Recuse as mesas de camarão, as saladas que após um 1h expostas ao ar já foram ! controle os custos destes items mas não baixe o nível de qualidade e o factor surpresa – pouco mas muito bom, deve ser o seu lema.
Ementa principal – salte a entrada, surpreenda antes com uma sopa especial e opte por prato único. Escolha uma proposta sofisticada mas de fácil degustação. Termine com uma sobremesa fantástica – esqueça os pudins, os bolos triviais (isso comem os seus convidados em casa). Escolha dois optimos vinhos (branco e tinto), águas e para quem não bebe, um sumo verdadeiro ou coca cola.
Para a ceia, prepare um buffet étnico – um caril de gambas exótico, espetadinhas de carne e frutas, tudo finger food (ou comida para comer à mão), junte uma mesa de shots.
The cake ... em vez de mesas de doces, monte a sua sweet table de arregalar os olhos, torne o bolo o centro das atenções, a decoração desta é essencial. Não optaríamos por flores (as do bolo caso tenha é suficiente), pratos bonitos, jogue com as alturas, caixas em acrilico etc. Apresente miniaturas do bolo de Noivos, adicione frutas laminadas, 2 doces de colher, uma mousse especialíssima com gelado é uma boa opcção.
Não se esqueça que o catering representa 22% da despesa total, portanto olho nos números.

  • Decoração/flores – esquema de cores
Aposte em 2/3 cores. Use o tom mais claro para o dia (cerimónia, recepcção) e uma nuance mais profunda e rica para a noite.
Procure uma decoração simples mas sofisticada para o interior. Toalha única na mesa ou só com um caminho de mesa faz baixar os custos. Seja exigente com a qualidade dos atoalhados – o conjunto decorativo ganha com isso. Tenha menos mas melhor !
Flores – escolher uma única qualidade mas usar vários tons será uma tendência 2011. uma alternativa ainda mais barata, nuvens de gipsofila ou “flor da Noiva” , barata, super chic e de efeito dramático assegurado.
Cadeiras – os laços de ano para ano, caem em desuso, mas se não prescinde, use ton sur ton, capas brancas, laços em crú ou vice versa, mais sofisticado sem dúvida.

Bride Colour

para mim todas as cores são bonitas e mais ainda quando se encostam umas às outras, aconchegadinhas ... a fazerem inveja umas às outras - lindas de morrer ! para começarmos bem a semana aqui ficam uns boards para se inspirarem e, que espero vos arranquem muitos sorrisos.