show me the Money !

conforme prometido, esta semana vamos gerir o nosso FMI particular, aqui a primeira parte de dicas para casar com muito estilo mas com um orçamento inteligente. Ao longo da semana apresentaremos mais sugestões e não perca o que irá marcar os casamentos de 2011.
Envie-nos os seus comentários, sugestões e se tiver dúvidas contacte-nos.


  •  A lista !

por agora, acabaram os casamentos multidão – recebe-se menos mas tmabém se gasta menos e de forma mais racional. Estão de moda os casamentos mais intimistas e não só pela questão monetária – os Noivos de hoje pretendem uma cerimónia com coração, com a Família mais chegada os Amigos de todos os dias, um clima relaxado e cheio de detalhes. A Festa tem um novo significado seguramente, pretende-se momentos à medida de cada um !

  • A cerimónia
um programa é fundamental, basta uma capa bonita e lá dentro duas folhinhas com uma frase de boas vindas e uma breve descrição da vossa festa, distribua-o juntamente com o missal.
Decoração da Igreija – não gaste rios de dinheiro em flores, marque uma visita com a florista ou wedding planner e escolha os pontos a decorar. No altar, uma jarra em vidro de boas dimensões com uma única qualidade de flores e umas velas de dimensões generosas é suficiente. Se mesmo assim gostava de vêr algo mais, junto ao programa e missal uns cones pequenos com as pétalas/arroz pendure nos bancos com uma fitinha(s) na côr do casamento.
Detalhe ... na entrada disponha um pequeno cartaz com os vossos nomes e hora da cerimónia.

  • A recepcção
tudo esta em equação ... agora a tendência mais marcante na festa é o cocktail de recepcção aos convidados em oposição à refeição sentada (que se pretende cada vez mais, menos demorada e sem tempos mortos entre os vários pratos). Seja um casamento citadino ou no campo, fazer descer os custos do catering no que diz respeito aos pratos principais é fundamental.
Surpreenda os seus convidados à chegada, com um cocktail bem organizado, saboroso e arranque sorrisos de surpresa.
Organize uma mesa de champanhe, a solo ou em cocktail’s variados – esqueça as opiniões contrárias, você precisa controlar os € e pretende uma festa única !
Junte a esta, uma mesa de vinhos (se optar pelos da região ficar-lhe-ão mais baratos, compre directamente nos produtores), Exija uma decoração espectacular, mas contida em custos – uns bonitos objectos decorativos podem contribuir em muito, para ter umas mesas de arrasar !
Não queira nem ouvir falar em tâmaras com bacon, se o catering não sabe fazer outras coisas – procure outra opcção. Escolha um road show de Tapas a passar entre os convidados e irrepreensíveis para os olhos e paladar.
Durante a recepcção não esqueça a música – pode ser uma play list gravada, solução custo 0, mas se têm orçamento, uma pequena banda a tocar jazz faz a diferença.
Recuse as mesas de camarão, as saladas que após um 1h expostas ao ar já foram ! controle os custos destes items mas não baixe o nível de qualidade e o factor surpresa – pouco mas muito bom, deve ser o seu lema.
Ementa principal – salte a entrada, surpreenda antes com uma sopa especial e opte por prato único. Escolha uma proposta sofisticada mas de fácil degustação. Termine com uma sobremesa fantástica – esqueça os pudins, os bolos triviais (isso comem os seus convidados em casa). Escolha dois optimos vinhos (branco e tinto), águas e para quem não bebe, um sumo verdadeiro ou coca cola.
Para a ceia, prepare um buffet étnico – um caril de gambas exótico, espetadinhas de carne e frutas, tudo finger food (ou comida para comer à mão), junte uma mesa de shots.
The cake ... em vez de mesas de doces, monte a sua sweet table de arregalar os olhos, torne o bolo o centro das atenções, a decoração desta é essencial. Não optaríamos por flores (as do bolo caso tenha é suficiente), pratos bonitos, jogue com as alturas, caixas em acrilico etc. Apresente miniaturas do bolo de Noivos, adicione frutas laminadas, 2 doces de colher, uma mousse especialíssima com gelado é uma boa opcção.
Não se esqueça que o catering representa 22% da despesa total, portanto olho nos números.

  • Decoração/flores – esquema de cores
Aposte em 2/3 cores. Use o tom mais claro para o dia (cerimónia, recepcção) e uma nuance mais profunda e rica para a noite.
Procure uma decoração simples mas sofisticada para o interior. Toalha única na mesa ou só com um caminho de mesa faz baixar os custos. Seja exigente com a qualidade dos atoalhados – o conjunto decorativo ganha com isso. Tenha menos mas melhor !
Flores – escolher uma única qualidade mas usar vários tons será uma tendência 2011. uma alternativa ainda mais barata, nuvens de gipsofila ou “flor da Noiva” , barata, super chic e de efeito dramático assegurado.
Cadeiras – os laços de ano para ano, caem em desuso, mas se não prescinde, use ton sur ton, capas brancas, laços em crú ou vice versa, mais sofisticado sem dúvida.