post #4 A importância das flores

Quando chega a Primavera, a natureza estala de cores e formas bonitas. É o tempo de flores maravilhosas e onde escolher é uma perfeita loucura. Queremos todas e em todas as cores. Mas para os Noivos, é a altura das grandes decisões. Sabemos que estará a olhar com mais atenção para o seu moodboard e a pensar, quais as que melhor se adaptam à sua decoração e ainda mais especificamente, ao mood das suas mesas. Sejam uns autênticos experts do assunto, ou não pesquem mesmo nada, certo é que alguém espera ouvir o que lhes vai na cabeça. Mas nada de pânicos, afinal de contas só precisam saber algumas dicas para explicarem direitinho o que querem.

Importante mesmo, é não quererem flores de Inverno quando vão casar no Verão. Bem há casos em que isso é possível, mas como são pessoas responsáveis e grandes amigos do ambiente, não vão querer que as meninas atravessem o globo para chegar à vossa mesa.

Então esta é a primeira (e mais importante) dica : escolham flores de época. Gastarão um pouco menos pois podem ser compradas facilmente, no mercado local o que é sempre bom.

A segunda dica é todo um exercício que podem (devem) fazer com a vossa wedding planner ou florista. Prestem atenção ao design floral mas peçam conselhos, sobre as flores adequadas. Se vão estar no exterior, optem por floras mais robustas. O ar seco ou vento são dois factores climáticos, que podem arruinar rapidamente, um bonito arranjo. Se a festa vai ser no interior, podem optar por flores mais delicadas, mas não esquecer as horas de ar condicionado a que vão estar sujeitas.

E última dica, na hora da escolha, mantenham a mente aberta. Flores do campo, só mesmo as que são apanhadas por lá, e quem tem um negócio de flores não anda propriamente nesse circuito. As cores do Pinterest às vezes estão longe da realidade. Se estão em dúvida peçam uma amostra do que tem na cabeça. Há profissionais que tem um custo associado para o ensaio, mas nada de mais e ficam mais descansados quanto ao assunto.

Agora vamos lá aprender a identificar por época as meninas e os respectivos nomes, mais que não seja daquelas que tanto gostam.

XoXo | Mª João

escolher o bouquet ideal

goste-se muito, pouco ou nada de flores, o bouquet é aquela peça que valoriza o conjunto, define a noiva e para onde os olhos se encaminham depois do vestido.

Grande, pequeno, descontruído, arranjadinho ou minimalista, deve ser escolhido em função do gosto da Noiva (caso seja uma fã fanática de flores, como eu), do vestido e do tipo de casamento. Para não perder muito tempo com o assunto, vamos a umas dicas rápidas.

Casamento no campo : para um vestido mais ligeiro, romântico e de linhas vaporosas, pense num ramo com flores mais rústicas, que pode acompanhar com um ou outro elemento mais sofisticado. O ramo poderá ter uma forma menos arranjadinha e se poder agregar umas flores mesmo campestres estará no bom caminho.

Para um casamento citadino : com cerimónia civil, pense num ramo à altura do vestido de linha mais marcada. Poderá optar por uma ramo de flores de forma suave, mas tenha em conta o conjunto vestido/flores. Se gosta, opte por flores mais sofisticadas, anémonas, rosas de jardim ou lisianthus que permitem sempre uma ramo de caída suave e elegante. Dependendo do vestido e para tornar o conjunto elegante, pode optar por uma paleta de cor única.

Casamento formal e vestido princesa : se é este o seu modelo, então o ramo terá que acompanhar devidamente o volume do vestido. Ramos de proporções generosas, com pelo menos três variedades de flores e com verdes para dar volume e movimento. 

o bouquet

o complemento mais especial, depois do vestido. Muitas vezes me perguntam se tem que ser igual às flores da decoração, claro que não. Poderá ter algumas flores semelhantes ou iguais mas a sua definição ou design, deverá ter em conta o seu gosto e ter em conta o vestido.

Peça sempre conselho sobre o tipo de flores, durabilidade, conjunto de cores e texturas. O tamanho é também um dado importante, quanto maior, mais peso. E não se esqueça que o segredo dum bouquet elegante e bonito, esta na associação de flores, as cores e o tamanho certo para si.

chegou a Prima Vera !

e o bom tempo começa a despontar. Para quem está de casamento marcado, é tempo de começar a pensar nalguns detalhes. O ramo da noiva é um deles. Habitualmente deixado para o fim e até se compreende. É muito difícil no Inverno, escolher as flores que só estarão disponíveis na Primavera ou Verão. Mas a amiga Prima Vera está quase à porta, e traz-nos flores bonitas. Umas ainda vindas do frio, que é o caso das frésias super cheirosas, e outras que irão só mesmo despontar no início do bom tempo, os sofisticados ranunculus. Para não se frustar ..., já sabe que as meninas peónias só irão aparecer em pleno Verão, portanto não vale a pena querer o que não há. Dedique-se a olhar para o que a natureza tem para oferecer, comprar flores de época é o mais acertado, tanto pelo preço como pela frescura da flor. Escolher o que a natureza está a dar é sustentável para o ambiente e para o bolso. Vamos aproveitar?